segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mosquito Justiceiro

Ainda há quem subestime o mosquito da dengue. Ignora qualquer tipo de orientação, não se preocupa e acredita que tendo uma cartelinha de tilenol no bolso está tudo certo. Pobres tolos. Não fazem idéia que o mosquito mata. (( PAUSA ))



Obs: É claro que não vou ficar escrevendo ladainha sobre dengue, de pneu ou de vaso de planta. Então deixa de ser preguiçoso e lê até o final. Continuemos...


Perplexo com as habilidades desse reles inseto corintiano, convoquei a equipe de Cientistas e Pesquisadores do Barbas de Molho para iniciar uma pesquisa inédita, que diagnosticaria a personalidade do mosquito da dengue.

Foram meses analisando o comportamento do Aedes até chega a um veredicto. Nossos pesquisadores se envolveram tanto na missão que se passassem mais 3 dias com os mosquitos teriam aprendido a conversar com eles. O Gobatto, "Bruce Willis do Nortão" já conversa. Mas todo mundo sabe disso.

O resultado foi espantador. Tá bom! Foi Surpreendente. Enfim... foi médio. O fato é que nossos intrépidos cientistas descobriram que o mosquito Aedes Aegypti tem um senso de justiça incrível. Justifica o fato de atacar em igual circunstância ricos e pobres, colocando todos no mesmo patamar de importância: as macas do P.A.


Mas e oquê que eu tenho haver com isso? Você me pergunta, cara leitor.

Se você já pegou dengue esse ano, pode se sentir vingado por esse justiceiro alado. Ao seu modo ele procurou o responsável por todo o sofrimento causado nessa epidemia. E posso dizer que o mosquitinho foi bem maquiavélico.

Em setembro do ano passado, o ex-Imperador Torresmo fez uma baita sacanagem com os Agentes Comunitários de Saúde. Para quem não sabe, esse agente são os “guardinhas da Dengue”, que passam de casa em casa combatendo o mosquito nas propriedades e nos terrenos baldios. O trabalho é difícil, debaixo do sol de assar pato, típico de Mato Grosso. Mas quando essa turma trabalha com entusiasmo, motivada, eles controlam a dengue.

Nosso amigo Toicinho brincou com a moral desses Agentes. Fez arapucas e lhes prometeu o céu em forma de efetivação como funcionário público do município sem qualquer concurso. Tocou o horror para cima da Câmara, chamou o deputado Valtenir para dar escora e jogou a polêmica para todo o lado. Foi uma muvuca. A ilusão foi tanta que chegou ao ponto dos agentes irem para o plenário do legislativo protestar contra os vereadores que não aprovavam o tal projeto.

Naquela época nossa cartomante, Madame Zoraide, teve uma visão, na qual descrevia Sinop tomada pela dengue dentro de um ano. Acertou! Mas essa até a mãe acertava. Leitão iludiu os agentes. A mentira veio a tona e encheu os homens do fumacê de ódio. Você faz idéia com que afinco essas pessoas trabalharam no final do ano passado?

A resposta são os mais de 3 mil casos confirmados de dengue em Sinop, que quer dizer que pelo menos mais de 15 mil já gemeram de dor esse ano por conta do mosquito.

Mas esse corintiano vingador é justiceiro. Entre os 15 mil fez questão de colocar o descendente do ex-Imperador Torresmo. Sua prole foi atingida por um comboio de mosquitos no Jardim Maringá. A filha teve o azar de contrair a dengue justo quando estava com uma faringite. Como estava com dengue não podia tomar remédio para a garganta. Foi obrigada a sofrer por um curto período. Leitão sentiu o peso da dengue ao ver seus herdeiros tremerem de dor. Ele mesmo não contraiu a doença, o que de certa forma deve ter lhe feito mal a consciência.

Quem diria. Um ano depois de preparar o presente de grego para o seu sucessor, o Boneco de Olinda, o mosquito bateria a sua casa.

É bom tomar cuidado com o que se planta. Ou pelo menos comprar bastante repelente.
.

2 comentários:

  1. Quem tinha que ser picado era ele... nada muito grave é claro, apenas umas dores de cabeça, umas febres e manchas vermelhas pelo corpo!!!

    Mas de qq forma, acredito que ele "o Leitão" nao tenha a lembrança de que o caso dos agentes tenham (ou possa ter) levado os moskitos até a família dele... político tem memória curta!!!


    A situação é que a realidade ta aí... o bicho pegou, a casa caiu.... agora é limpar.... cuidar, tirar, furar, recolher.


    Pensando pelo lado positivo (se é que há algum):
    melhor dengue do que gripe suína!

    ResponderExcluir
  2. Posso me considerar uma pessoa de sorte.
    (tá certo q ñ acerto nem a quadra da mega-sena)
    mas do q me adianta tanto.. se é um mosquito q quer acabar com td q tenho?!

    ñ estou flando do bem material.
    o ex citado do Leitão foi mto bom,
    pq para um pai e uma mãe verem seus filhos sofrerem
    e eles sem poderem fazer nada é o "fim da picada".

    volto a dizer, por sorte..
    o mosquitão por aqui ñ passou,
    tb nem faço questão.


    mto bom esse texto!


    Bjo, Olga

    ResponderExcluir