Após anos de pesquisa e estudos o Barbas de Molho tem o orgulho de lançar o Dicionário do Legislativo. Uma obra dinâmica que recebe novos verbetes a cada sessão. Assim os leigos poderão compreender tudo o que nossos catedráticos vereadores falam.
O Dicionário do Barbas de Molho tem a colaboração de 10 eleitos. O suplente ainda não falou nada.
Disconcordo: v. Ato de concordar com a discordância do colega de tribuna. Ex: “Eu disconcordo com vossa excelência” – Remédio do São Cristóvão.
Vossa excelência: Pronome pessoal utilizado para se referir educadamente ao vereador que você tem vontade de insultá-lo. Ex: “Vossa Excelência precisa se informar antes de falar uma coisa dessas” – Mauro Gralhacia, supremo presidente.
Seu: Pronome de tratamento que serve para se referir à alguém com respeito, e pode ser utilizado do picolezeiro até o Papa, dispensando todos aqueles nomes difíceis. Ex: “Seu presidente Mauro, eu disconcordo” – Remédio do São Cristóvão, mais uma vez.
Pacífico de emendas: Quando o projeto de lei não está bravo e nem nervoso, podendo ser remendado facilmente. Outras variações são “Atlântico de Emendas” ou “Índico de emendas”, como os oceanos. Ex: “O projeto é pacífico de emendas” – Jonas Brucutu da Gleba.
Dolomítico: sub. Tipo de calcário utilizado para a correção do solo. Termo também pode ser aplicado como uma crítica “a lá produtor rural” para zombar dos adversários políticos, com um ar de intelectual, dizendo que algo ou alguém precisa de correção. Ex: “Não importa se o requerimento é analítico, é sintético ou dolomítico” – Sérgio PalmoDeSola.
Cidadões: sub.pl. Duas ou mais cidades bem grandes. Na Câmara se refere ao conjunto de pessoas que vivem em um local ou vegetam nas cadeiras do plenário. Ex: “Os cidadões de Sinop não merecem isso” – Sérgio PalmoDeSola, e muitos outros.
Por enquanto é só... na próxima sessão novos verbetes.
.
Ai ai... a ideia (sem acento) de que os vereadores falem desta forma não me desagrada, por mim, o 'pobrema' é deles..
ResponderExcluirO que mais me revolta é que são essas pessoas as responsáveis por crias as leis regem a nossa vida enquanto 'cidadões' sinopenses..
Pois é, na próxima vez pensemos mais antes de
apertar o CONFIRMA na urna
Acredito que pra esse início de legislatura, ainda esteja fraco a falta de vocabulário de nossos nobres vereadores... já vi coisa bem pior na casa de leis!
ResponderExcluirMas ainda bem que não vão entrar os outros (akeles que iam mamar em uma teta, caso a lei para aumentar os vereadores fosse aprovada)... aí sim a coisa ia esquentar!
Imagina o ex 'pitoco' fazendo uso da palavra?
(melhor nem imaginar)
bom, envocando a proteção divina encerro o meu comentário.
Ass. Touro Cansado